Home / Skip Navigation LinksServices / Economics, Management and Planning / Evaluation and impact assessment

Avaliação e avaliação de impacto

Photo: flickr
Na COWI, encaramos a avaliação e a avaliação de impacto como um instrumento para fazer um melhor uso dos recursos da sociedade.

Read in English

As nossas avaliações contribuem para melhorar os serviços públicos através da medição do efeito dos programas, relacionando os efeitos aos recursos utilizados e fazendo uma comparação entre programas semelhantes.

O envolvimento dos nossos clientes e partes interessadas no processo de avaliação é um pré-requisito para a mudança, sendo o processo o catalisador para uma mudança positiva.

A COWI realiza avaliações relacionadas com programas de ajuda para doadores nacionais, organizações internacionais tais como o Banco Mundial, as N.U. ou a U.E. ou para organizações humanitárias tais como a Cruz Vermelha.

Avaliação da Assistência

Em África, a COWI está a desenvolver projectos no Gana, Moçambique, Tanzânia e Uganda em áreas tais como avaliação da assistência de desenvolvimento, avaliação de impacto e monitoria e avaliação de programas, projectos e sectores.

Transparência

As avaliações podem ser uma área de conflito quando um programa se torna foco de uma avaliação. A COWI tem éticas de avaliação muito rígidas, que respeitam as regras da anonimidade, confidencialidade e consentimento.

Exemplos de projectos

A COWi e uma empresa de consultoria local, utilizando métodos de recolha de dados inovadores, realizaram uma avaliação de impacto da segunda fase de um projecto de água e saneamento comunitário no Gana, medindo alterações na qualidade de vida, saúde e higiene.
Em Moçambique, a COWI avaliou um programa do UNICEF com relação à sua relevância, eficiência, sustentabilidade e impacto. O objectivo do programa era de aumentar o acesso a serviços básicos para crianças órfãs e vulneráveis e reduzir o fardo nas famílias e comunidades.

No Quénia, a COWI realizou uma análise técnica do Fundo de Promoção Empresarial (BAF, Business Advocacy Fund) existente com o objectivo de fornecer uma avaliação do desempenho.

LAST UPDATED: 05.04.2016